Questionário

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Resumo escrito do filme "A Turma"


Aqui mostramos um resumo do filme "A Turma" que está de certa forma relacionado com o nosso tema de projecto e irá ser apresentado no Cine-Teatro Caridade, em Moura, no âmbito da Semana da Comunidade Educativa, dias 27 e 28 de Janeiro pelas 9:15h, para Escolas, e haverá uma sessão aberta para quem quiser assistir, pelas 21:15h de dia 27. Aqui ficam então, algumas informações sobre este filme.

Vencedor da Palma de Ouro, em Cannes 2008, este filme é baseado num Livro de François Bégaudeau, «Entre Murs».

François, um professor, e os seus colegas, preparam-se para um novo ano escolar no Liceu de um bairro problemático em Paris.
Cheios de boas intenções, estão decididos a não deixarem que o desencorajamento os impeça de tentar dar a melhor educação aos seus alunos.
As culturas e as atitudes diferentes colidem frequentemente dentro da sala de aula.
Apesar de divertidos e inspiradores, tanto quanto os adolescentes podem ser, o seu difícil comportamento pode, no entanto, pôr em causa o entusiasmo de um professor pelo seu trabalho mal pago. François insiste num atmosfera de respeito e empenho. Sem ser rabugento ou inflexível, a sua extravagante franqueza surpreende muitas vezes os alunos.
Mas a ética da sua sala de aula é posta à prova quando os estudantes começam a desafiar os seus métodos.

O filme é protagonizado pelo professor que escreveu o livro que deu origem ao filme e os actores não-profissionais que compõem a turma de alunos foram escolhidos entre alunos de um liceu francês.

Realização: Laurent Cantet
Género: Drama
Classificação: M/12
Duração: 128 minutos
Data de Estreia: 30 de Outubro de 2008
França, 2008

Link do trailler: http://cinema.sapo.pt/filme/entre-les-murs/video/Q7IZnkrGb12or0VvpvAB

Sem comentários: